Como preservar a intimidade ao cuidar de seu filho

Às vezes, pode ser difícil saber como fornecer e receber o apoio necessário. Seu ente querido pode não conseguir fazer tudo que gostaria. Pode ter dificuldades em conversar sobre seus sentimentos. Compreenda que talvez se sinta frustrado com a situação vivida. A comunicação pode ser difícil no início. Será mais fácil se todos forem sinceros e honestos sobre seus sentimentos.
As diferenças podem causar tensões, uma vez que cada um pode estar esperando o outro agir de acordo com a própria postura. Os indivíduos em situações de provimento de cuidados geralmente têm dificuldade em se comunicar mutuamente. Estressam-se frequentemente:
-
ao tentarem descobrir a melhor forma de dar e receber apoio;
-
ao lidarem com novos sentimentos;
-
ao tentarem descobrir como se comunicar sobre a doença;
-
ao lidarem com a culpa;
-
ao conversarem sobre os sentimentos negativos;
-
ao tomarem decisões sobre cuidados e tratamentos;
-
ao modificarem as funções;
-
ao acumularem funções diversas, como trabalhar, cuidar dos filhos, das tarefas domésticas e do ente querido;
-
ao modificarem a vida social;
-
ao modificarem a rotina;
-
ao perderem a conexão sexual.
É importante ser sincero e honesto sobre os sentimentos. Tente não se segurar para proteger o ente querido. Incentive-o a fazer o mesmo. Ele pode estar com receio de ser um fardo para você. Incentive-o a lhe contar sobre seus sintomas e suas preocupações, para que você possa ajudá-lo. Retribua-lhe o favor ao compartilhar de forma sincera suas próprias preocupações. Cada um expressa os sentimentos de forma distinta:
-
alguns conversam abertamente;
-
outros concentram-se em coisas diferentes;
-
há aqueles que expressam as emoções caminhando, lavando as vasilhas ou reparando objetos;
-
outros ainda mantêm o foco internamente.
O mais importante é reconhecer o método de seu ente querido para expressar as emoções, mesmo que seja diferente, e manter a comunicação.